Relatorio Paisagistica
Aluna: Nathália Barbosa de Azevedo
Aspectos Ambientais Relacionados à Irrigação Paisagística e de Gramados Esportivos
Sumário:
- Irrigação
- Equipamentos
- Salinização dos solos
- Desperdício de água
O manejo racional de um projeto de irrigação deve-se levar em conta os aspectos sociais e ecológicos regionais à procura da maximização da produtividade e da eficiência do uso da água, minimizando assim os custos. Para a operação de um projeto de irrigação é necessário visar o máximo rendimento do mesmo e assegurar a qualidade do produto finalizado, utilizando de maneira eficiente a água de acordo com as relações solo-água-planta, atmosfera e o manejo da irrigação. A irrigação tecnificada é aplicada, na teoria, entre o estado no qual a unidade do solo é tal que sua condutividade hidráulica se torne muito pequena e vai até o teor de umidade no solo, abaixo do qual a planta não conseguirá retirar água do solo na mesma intensidade em que transpira, o que levará a morte caso não seja irrigada.
Um sistema automático por aspersão tem componentes básicos como: •Controlador que envia sinais elétricos às válvulas, indicando-lhes quando e quanto irrigar. Mantendo assim, a beleza e a saúde do jardim e reduzindo a quantidade de água usada na manutenção das áreas verdes. •Válvulas que controlam o fluxo de água aos aspersores. •Aspersores que devem ser selecionados conforme a situação específica de cada jardim, podendo ser do tipo spray ou rotor. •Acessórios
Principais problemas ambientais relacionados à irrigação
Durante o planejamento de um sistema de irrigação, devem ser considerados os impactos ambientais de cada método, como: erosão, degradação da qualidade da água e/ou destruição de habitats naturais. Tais efeitos podem ser considerados na forma de multas ou incentivos governamentais.
2.1 –