RELATORIO MODELO ESTAGIO III
2014
SUMÁRIO
1
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem o objetivo de apresentar uma análise final referente aos conhecimentos assimilados no campo de estágio, através de três etapas compreendidas entre o reconhecimento institucional, observação da prática profissional do assistente social, a percepção da questão social vivenciada no campo de estágio e a projeção de uma perspectiva de intervenção do serviço social com a elaboração de um plano de ação para intervir, e por fim, com a aplicação deste plano com vistas à realização das ações interventivas.
A instituição escolhida para realizar os estágios curriculares foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Rosa do Sul. O CRAS oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos e tem como objetivos complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes no fortalecimento de vínculos familiares e sociais, assegurando espaços de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, possibilitando a ampliação do universo informacional.
A finalidade do Estágio Curricular Obrigatório III é a execução do Projeto de Ação, assim, o aluno comprometendo-se individualmente em realizar um projeto, voltando-se para a atuação profissional do Assistente Social, à cerca das questões sociais, que no caso deste projeto, está voltado para as crianças e adolescentes que freqüentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 á 15 anos, pelo motivo de que durante as três fases do estágio, houve um contato grande com o Serviço de Convivência, assim conhecendo de forma gradativa as ações necessárias a serem desenvolvidas com este público.
2 DESENVOLVIMENTO
Para que o projeto tivesse sucesso, foram atendidos os valores humanos, levando em conta características psicológicas e sociais do público alvo, definindo o que se quer prevenir ou remediar. O referencial científico foi importante, para que se possa ter