Gestão Empresarial (Desenvolvimento de Produto)
O produto antes de chegar às prateleiras para consumo de empresas e pessoas passa por várias fases dentro de uma indústria, onde são feitas pesquisas de mercado e viabilidade, que alimentam o planejamento, o projeto do produto e as estratégias de produção. Com base nestes dados surgem os protótipos que são testados em relação a sua resistência e aprovação do público-alvo, em seguida são enviados para a produção e comercialização.
Nesta fase de comercialização o produto tem um ciclo de vida, que da inicio na sua introdução no mercado, depois com o tempo passa por um crescimento de vendas, consequentemente vem à fase da maturidade, quando as vendas se estabilizam, nesta etapa a organização tem que rever suas estratégias de produção, e definir se vai efetuar alguma melhoria no produto já existente, se vai lançar um novo produto ou se vai simplesmente tira-lo do mercado, e infelizmente chega à fase do declínio quando as vendas do produto tendem a cair. Outro fator relevante na produção é o layout industrial da planta da empresa, que deve ser adequado para que a haja eficiência nas operações.
O estudo dos tempos e métodos também ajuda muito devido conseguirem apropriar os movimentos e técnicas de maneira que evitem acidentes de trabalho e fadiga, e gere produtividade e motivação aos funcionários. Este artigo vai explorar diversas literaturas para explicar porque as empresas passam por todas estas fases.
Palavras-chaves: Administração da produção, produção, produto.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta os conceitos de produtividade, eficiência e eficácia; explica de maneira simples como é desenvolvido e projetado um produto, qual a influência da estratégia de produção e quais são as fases do ciclo de vida deste produto. Cita também a importância de um estudo de tempos e métodos e o adequado uso do arranjo físico da indústria, para aplicar melhorias nas operações e processos produtivos.
O objetivo deste artigo é explicitar os principais