Relatorio Mod
Introdução:
O processo de absorção de gases resulta em uma forma de se remover um ou mais componentes de uma mistura gasosa por contato com uma corrente líquida onde esses componentes se dissolvem. Por sua vez, o processo de desabsorção, consiste na passagem de um componente dissolvido num líquido para a fase gasosa. Ambos os processos de transferência de massa ocorrem em direções opostas.
A Absorção e a Desabsorção são processos muito usados na separação e purificação de misturas gasosas e concentração de gases, na produção de ácidos (sulfúrico, clorídrico, nítrico e fosfórico), de amoníaco, de amônia, de formaldeído, de carbonato de sódio, no tratamento de gases de combustão do carvão e de refinarias do petróleo, na remoção de compostos tóxicos ou de odor desagradável (como o gás H2S), na purificação de gases industriais e na separação de hidrocarbonetos gasosos.
Figura 1: Coluna de enchimento. Um dos pontos críticos para obtenção de um bom rendimento das colunas é a utilização de um solvente adequado (em relação à absorção) ou de um gás de transporte adequado (em relação à desabsorção). Para isto, deve-se considerar a solubilidade do soluto neste solvente, devendo esta ser elevada para se obter uma maior velocidade de absorção e para necessitar de menor quantidade de líquido. Além disso, a natureza química do soluto e do solvente devem ser semelhantes para aumentar a solubilidade. Quanto ao equipamento em si, o enchimento da coluna pode ter diversas configurações como: enchimento desordenado, como anéis de Raschig, de Lessing ou de Pall, Selas de Berl, etc, e enchimento ordenado ou estruturado.
Figura 2: Configurações dos enchimentos de coluna.
Objetivos
Determinar o ponto de inundação da coluna de absorção utilizando os valores obtidos na realização da prática.
Equipamentos e Materiais Utilizados
Materiais:
- Coluna de recheio: