relatorio lei de hess
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE FARMACIA
DISCIPLINA: FÍSICO QUÍMICA
DOCENTE: VANIA RASTELLY
DISCENTES: MARIA SILVA
LEI DE HESS
A Termodinâmica é a parte da física que estuda as relações entre o calor trocado e o trabalho realizado, num determinado processo físico.
A quantidade de calor trocado (cedida ou recebida) por um corpo é proporcional a sua massa, do material de que é constituído o corpo e da variação de temperatura que o corpo sofre. Esta quantidade de calor é dada pela equação abaixo:
Q = m.c.ΔT
Onde Q é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor especifico e T é a variação da temperatura. Q é medido em cal, kcal ou J, KJ.
Onde Q é a quantidade de calor trocado, m é a massa do corpo, c é uma constante chamada calor específico e, ΔT é a variação de temperatura.
A Lei de Hess, além de precursora da termoquímica, é um dos seus principais fundamentos, pois dela partiu o Princípio da Conservação da Energia.
A Lei de Hess prevê que não importa como (qual o caminho, ou reação utilizada) um composto é preparado, se em uma ou mais etapas, o calor de formação do composto é sempre o mesmo.
Qualquer sistema deve obedecer às restrições impostas por primeiro principio da termodinâmica, o qual diz respeito à conservação da energia. A energia em um sistema pode manifestar sob diferentes formas como calor e trabalho.
O primeiro principio da termodinâmica nos diz da conservação de energia como uma condição necessária para qualquer processo, mas não nos diz quais processos ocorrem e quais não ocorrem.
A segunda lei da termodinâmica diz respeito aos critérios de espontaneidade e de irreversibilidade das transformações naturais, ou seja, quais os critérios que nos permitem dizer se uma dada transformação vai ocorrer ou não. A segunda lei diz-nos, essencialmente, que trabalho e calor não possuem a mesma natureza, embora ambos sejam formas (manifestações) de energia.
As reações químicas sempre estão