Relatorio Int. a Eng. Civil
Laura Gines de Oliveira Ohye
12/08 – Palestra de apresentação á biblioteca (utilização do acervo);
26/08 – Palestra de introdução e boas-vindas ao curso pela atlética da Engenharia Civil;
02/09 - Doação de sangue para campanha;
09/09 – Palestra sobre a Engenharia Civil e suas áreas de atuação, foco em Construção Civil.
É importante para os iniciados em Engenharia Civil serem apresentados às várias vertentes de atuação possível, para que ao final do curso possam escolher a área em que utilizarão todo o seu potencial e sintam-se realizados com sua profissão.
Na área da Construção Civil, o engenheiro projetará, construirá ou reformará grandes instalações, com grande capacidade de pessoas, e também projetos mais simples de edifícios comuns.
30/09 – Palestra com conselheiro do CREA;
O CREA (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia) tem como função verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, defendendo assim a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CRE, reduzindo a atuação de leigos no mercado, garantindo mais segurança para todos.
07/10 – Palestra com o Toninho, professor de Resistência dos Materiais sobre a sua matéria;
14/10 – Palestra com o professor Ivair Liboni sobre sua matéria, Hidrologia (drenagem);
O aproveitamento dos recursos hídricos requer concepção, planejamento, projeto, construção e operação dos meios para o domínio e a utilização correta consciente das águas.
Um bom engenheiro deve criar um projeto de aproveitamento hídrico supondo um conjunto específico de condições físicas, às quais deve ser condicionado, razão pela qual dificilmente podem ser aproveitados projetos padronizados que conduzam a soluções simples e estereotipadas. As condições específicas de cada projeto devem ser satisfeitas através da aplicação integrada dos conhecimentos fundamentais de várias disciplinas.
21/10 – Palestra com o professor Décio sobre sua matéria, Geologia;
Dentro da