maquina desagregadora de mexilhoes
641 palavras
3 páginas
MÁQUINAS E MOTORESMáquina desagregadora de mexilhões
Discente: Luis Matheus de Lima Bocalon
Docente: Dirceu
TOLEDO - PR
28 de agosto de 2015
Tem por finalidade a individualização dos mexilhões, aos quais antes estavam em densidades aderidos uns aos outros nas cordas de cultivo. É uma das tarefas que exige muito tempo e mão de obra em cultivos não mecanizados, e que dizem respeito a grande maioria das fazendas marinhas do Estado de Santa Catarina.
As despesas com mão de obra para esse serviço correspondem mais de 30% dos custos variáveis de produção (Manzoni & Martins,2006), poucas destas fazendas são mecanizadas e a realização desta tarefa é feita por grande quantidade de pessoas.
Em contradição com o que pode-se observar em países de expressão na produção mundial de moluscos marinhos, onde nesses há grande disponibilidade de mecanização nos diferentes processos de produção.
Com este intuito, importou-se da França, uma dessas máquinas de desagregação de mexilhões para ver o funcionamento desta nas condições locais de cultivo em Santa Catarina.
Características da máquina
Fabricada pela empresa francesa Mulot Aquaculture é composta por um funil de entrada dos mexilhões e um corpo cilíndrico de aço inoxidável, dentro dos quais existe um eixo de aço inoxidável dotado de pás de borracha em forma helicoidal, formando uma rosca sem fim. Quando começa a se rotacionar, as pás de borracha se colidem com os mexilhões, separando-os, ao mesmo tempo os transportam até a saída da máquina.
Em sua parte inferior, sob o eixo de pás de borracha, existe uma grade de inox que serve para separar as sementes de mexilhões e os resíduos de incrustações que se desprendem.
Todo esse processo de separação dos mexilhões ocorre por água doce ou salgada movida por uma motobomba. A força motriz é provida através de uma bomba hidráulica que pode ser acoplada a um motor de combustão interna ou a um motor elétrico.
É utilizado