histologia segunda prova
Tecido conjuntivo
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA: Presença de abundante material intercelular, diversos tipos de células e fibras proteicas. Isto significa, que o tecido conjuntivo caracteriza-se pela grande variedade de células e pela abundância de matriz extracelular.
ORIGEM: MESÊNQUIMA. Derivado do mesoderma e suas células migram no embrião envolvendo os órgãos em formação.
HISTOFISIOLOGIA: a) Sustentação, preenchimento, armazenamento, transporte, defesa, reparação, b) armazena gordura, água, sódio e outros eletrólitos (Pode ser especializado em armazenar gordura, que é utilizada na produção de energia ou calor, ou em armazenar íons, como o Ca2+, importante em vários processos metabólico). c) Sistema imunitário fazem a defesa contra proteínas estranhas nas bactérias, vírus e células tumorais.
Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
Há grande capacidade de REGENERAÇÃO no tecido conjuntivo adjacente que possui FIBROBLASTOS (célula diferenciada), que fazem as cicatrizes
CLASSIFICAÇÃO:
1. Tecido conjuntivo propriamente dito: -Frouxo ou -Denso(modelado e não modelado – colágeno e elástico)
2. Tecido conjuntivo de características especiais: Elástico (ligamentos – sustentação da coluna vertebral) e mucoso (cordão umbilical)
3. Tecido Adiposo (mole)
4. Tecido Cartilaginoso (duro)
5. Tecido Ósseo (duro)
6. Tecido Reticular ou Hematopoiético – Linfóide e Mielóide (mole)
7. Tecido Sanguíneo (mole)
Matriz extracelular: - todos tem.
O tecido conjuntivo é constituído por vários tipos de células imersas em uma substância intercelular, designada como matriz extracelular. A composição diferenciada da sua matriz extracelular faz com que absorva impactos, resista à tração ou tenha elasticidade.
A matriz extracelular é produzida pela maioria