Relatorio histologia
CURSO: BACHARELADO EM EMFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
MANUSEIO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO, DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS, TECIDO EPITELIAL.
1. Introdução
No primeiro instante da aula foram explicadas pela docente as partes, o funcionamento e o manuseio do microscópio de luz. Depois cada aluno dirigiu-se a um microscópio na bancada onde foi tido o primeiro contato com este e utilizado para o manuseio lâminas com células eucarióticas ou procarióticas focadas na objetivas de 10x, 20x e por último na de 40x a qual visualização foi desenhada. Em um segundo momento foi utilizado na espécime diferentes lâminas de tecido epitelial focada nas objetivas de 40x a qual visualização também foi desenhado.
No microscópio de luz, as preparações coradas são examinadas por iluminação que atravessa a espécime. O microscópio é composto por partes mecânicas e ópticas (Junqueira). Este ultima é composto por um sistema de três lentes: condensadora, objetivas e oculares. A primeira projeta a luz sobre o objeto em observação. A segunda projeta uma imagem ampliada do objeto em direção à ocular, que novamente amplia a imagem e a projeta na retina. A ampliação total é calculada multiplicando-se o aumento da objetiva pela ocular. Entre as partes mecânicas temos o parafuso micrométrico e o macrométrico que controlam o ajuste do foco e o charriot que controla o movimento da platina.
A célula é a unidade morfofisiológica de todo e qualquer ser vivo. De acordo com a organização de seu núcleo podemos classificá-las como procariontes e eucariontes. A procariótica não possui núcleo, o seja, o material genético fica disperso no citoplasma e na eucariótica o material genético fica protegido no núcleo que é revestido por membrana. Esses dois tipos celulares foram visualizadas nas lâminas que continham diversos tecidos, como sangue, saliva, esperma e colônia de bactérias. Um exemplo de célula eucariótica