Relatório de histologia
Lamina 33 Cólon Funções desse tipo de epitélio a proteção e a lubrificação do órgão no qual está presente. Epitélio Simples Prismático, Também é um tecido monoestratificado, com uma camada de células alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.
Lamina 100 Bexiga Urinaria Epitélio estratificado de transição possui a capacidade de armazenar por algum tempo e conduzem para o exterior a urina formada pelos rins. É derivado do tecido estratificado pavimentoso, possui várias camadas com formato disforme das células.
Metodologia Foi executada uma aula pratica no laboratório multidisciplinar. Utilizou se microscópios e laminas, pelas quais pode se observar os tecidos constituintes do Colón, Bexiga e Timo. como uso complementar utilizou se o data show para melhor compreensão do assunto.
Resultado Lamina 48 Glândula do timo: Epitélio de revestimento Glandular
Característica: São constituídos por células especializadas na atividade de secreção. As moléculas a serem secretadas geralmente são armazenadas
Nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamada grânulos de secreção.
Onde se encontra: No epitélio de revestimento do timo
Função: Tem a principal função de produzir secreções.
Lamina 33