relatorio histologia
CURSO DE ENFERMAGEM 2º PERÍODO NOTURNO
Relatório Técnico-Científico
TECIDO CONJUNTIVO
CAXIAS-MA
2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
CURSO DE ENFERMAGEM 2º PERÍODO NOTURNO
Relatório Técnico-Científico
TECIDO CONJUNTIVO
Relatório apresentado à disciplina de Histologia e embriologia do Curso de Enfermagem da FACEMA como requisito parcial para obtenção de notas práticas.
CAXIAS-MA
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO………………………………………..…………...04
2- METODOLOGIA………………………………………..…………06
3- RESULTADOS………………………………………..…………...07
4- CONCLUSÃO……………………………………………………...08
REFERÊNCIAS
ANEXOS
1– INTRODUÇÃO:
-Cartilagem Hialina A mais comum encontrada na laringe, traquéia, nos brônquios e nas articulações. Esta cartilagem apresenta uma matriz mais homogênea e possui poucas fibras colágenas. Esta cartilagem é a que forma o primeiro esqueleto de um embrião, que logo após é substituída por osso. É a mais abundante na anatomia humana. Se esta cartilagem sofrer uma lesão se regenerará com mais dificuldade e provavelmente não completamente, com exceção em crianças com pouca idade. Em adultos esta regeneração é feita pelo pericôndrio, que células originadas por ele, invadem a área fraturada dando origem ao um novo tecido cartilaginoso.
-Cartilagem Elástica A característica mais importante da cartilagem elástica é a presença em sua matriz de material elástico, principalmente sob a forma de fibras elásticas, além de quantidades variáveis de colágeno. Esta peculiaridade fornece às peças de cartilagem elástica uma elasticidade maior que a encontrada em peças de cartilagem hialina. É encontrada, por exemplo, na laringe, epiglote, orelha. Seu aspecto em cortes corados por hematoxilina e eosina pode ser muito