Relatorio Gravimetria por precipita o I
A prática consistiu em determinar a porcentagem de níquel em uma amostra desconhecida. A metodologia utilizada foi gravimetria por precipitação por ser um método simples, barato e relativamente exato, porém é um procedimento demorado . Obteve-se como resultado 24,7% de níquel na amostra de 0,2590g.
1)Introdução
1.1) Métodos gravimétricos de analise
Análise gravimétrica é um método macroscópico que envolve amostras relativamente grandes em comparação com outros procedimentos analíticos quantitativos. Gravimetria trata-se da obtenção, por tratamento químico da substância sob análise, e da pesagem de um composto do elemento na forma mais pura possível. As determinações gravimétricas tradicionais tratam da transformação do elemento, íon, ou radical, a ser determinado, em uns compostos puros e estáveis, adequados para pesagem direta, ou que possa ser convertido em outra substância química que possa ser quantificada sem muita dificuldade. A massa do elemento, original pode, então, ser calculada a partir da fórmula do composto e das massas atômicas relativas de seus elementos.
Os procedimentos gravimétricos tradicionais são essencialmente manuais e trabalhosos, sendo, em geral, demorada a análise gravimétrica, tendo, porém tais vantagens:
-Acurada e precisa se forem usadas balanças analíticas modernas.
-É um método absoluto, isto é, envolve uma medida direta, sem necessidade de calibração.
-As determinações podem ser feitas com aparelhagem relativamente barata.
Porem como sua realização é demorada e cheia de procedimentos manuais, possíveis erros podem se acumular a cada etapa, formando uma cascata de erros que no final fazem a diferença no resultado.
1.2)Gravimetria por precipitação
Na gravimetria por precipitação o constituinte a determinar é isolado mediante adição de um reagente capaz de formar com aquele, um composto pouco solúvel.
Os agentes precipitantes devem reagir especificamente, ou pelo menos seletivamente com o analito. Os agentes específicos