Trabalho Sistemas térmicos
A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva, e não pode ser criada nem destruída durante um processo. Em sistemas fechados, o princípio de conservação da massa é usado implicitamente pela exigência de que a massa do sistema permaneça constante. Em volumes de controle, ou sistemas abertos, a massa pode atravessar a fronteira do sistema e devemos levar em conta a quantidade de massa que entra e sai do volume de controle.
Vazão Mássica e Vazão Volumétrica
Vazão mássica ou fluxo de massa, ṁ, é a quantidade de massa que escoa através de uma área por unidade de tempo. Esse fluxo de massa pode ser expresso por:
onde ρ é massa específica do fluido escoando, Vn é a componente da velocidade normal a secção de área transversal ao escoamento e Ac é a secção de área transversal ao escoamento.
A velocidade nunca é uniforme ao longo da secção transversal de um tubo, devido à condição de não-deslizamento nas paredes. Para isso, definimos a velocidade média de escoamento dado por:
Finalmente, para um escoamento com fluido incompressível ou para escoamento compressível com ρ uniforme temos:
De maneira semelhante, vazão volumétrica é o volume de fluido escoando através de uma área por unidade de tempo.
Conservação da Massa para um Volume de Controle
A transferência líquida de massa, ou do fluxo de massa, para ou de um volume de controle durante um intervalo de tempo Δt é igual à variação líquida da massa, ou do fluxo de massa, total dentro do volume de controle durante Δt.
onde os subscritos e e s representam os valores que entram e saem do volume de controle.
Para um escoamento unidimensional temos que:
Já para o caso de escoamento permanente, durante o processo, a quantidade de massa contida dentro do volume de controle não muda com o tempo. Assim a quantidade de massa que entra em um volume de controle tem que ser igual a quantidade que sai.
No caso do escoamento em regime permanente com corrente única, como ocorre