Relatorio fisica
ULTRA-SOM
Londrina
2013
EDSANDRA CHAVES
LUIZ FELIPE CAVUTO
MARCOS PAULO
MARISA MORITA
MATHEUS CODATO
COLISÕES EM UMA DIMENSÃO – TRILHO DE AR COM
ULTRA-SOM
Trabalho apresentado como requisito parcial à nota do 4º bimestre de 2013, na disciplina de Física.
Profª. Dra. Marilene Turini
Turma 2021
Londrina
2013
1
OBJETIVOS
Caracterizar colisões envolvendo dois corpos a partir da análise de conservações do momento linear e da energia cinética.
2
RESUMO
O experimento realizado, que tinha como objetivo demonstrar na prática a conservação ou não de energia e momento linear em um sistema fechado e isolado, foi realizado em duas etapas, ambas viabilizadas pelo trilho de ar. Na primeira etapa, foram realizadas duas colisões elásticas, sendo uma frontal com os dois corpos de prova(cavaleiros) com mesma massa e a outra uma colisão traseira, com um dos cavaleiros com maior massa e maior velocidade inicial. Já na segunda etapa, foi realizada uma colisão inelástica. Depois de colocados os acessórios de colisão inelástica em ambos os cavaleiros, o experimento foi realizado frontalmente e com massas diferentes. Isso possibilitou um estudo sobre a conservação de energia e momento em cada um dos casos, a fim provar quando e se ela ocorre.
3
INTRODUÇÃO
Para o estudo de colisões alguns conceitos são necessários de antemão, para que possam ser analisadas as variadas formas de sua ocorrência, em função da variação ou não da energia cinética do sistema, tal como o comportamento em relação ao momento linear.
O momento linear é a quantidade de movimento da partícula e é definido pelo produto vetorial:
𝑝⃗ = 𝑚 × 𝑣⃗, (eq. 1)
Onde m é a massa e v a velocidade da partícula. Como m é uma grandeza escalar positiva, pode-se concluir que a velocidade e o momento têm a mesma direção e o mesmo sentido.
O momento linear total de um conjunto de partículas, que é definido pela
somatória