cocais
A protocooperação também é classificada como uma relação interespecífica harmônica e é o que ocorre entre o peixe-palhaço e a anêmona-do-mar. Nesse caso, o peixe-palhaço ganha proteção e a anêmona fica com seus restos de alimento.
O peixe-piloto tem uma relação interespecífica harmônica com o tubarão, conhecida por comensalismo. Nessa relação, o peixe-piloto prende-se ao tubarão para alimentar-se dos seus restos de comida.
RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS: Amensalismo: uma espécie inibe o desenvolvimento de outra. Ex: liberação de antibióticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactérias. Predatismo: um indivíduo mata outro para se alimentar. Ex: serpente e rato, pássaro e semente, etc. Parasitismo: o parasita retira, do corpo do hospedeiro, nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o. Ex: lombriga e ser humano, lagarta e folhagens, carrapato e cachorro, etc. Competição: disputa por recursos (território, presas, etc).
Protocooperação
A protocooperação é uma relação ecológica interespecífica harmônica não obrigatória, na qual há vantagens recíprocas entre as espécies que se relacionam, ou seja, ocorre comum beneficiamento entre ambos os organismos, vivendo de forma independente.
Um exemplo dessa relação é a situação existente entre os caranguejos (paguro / ermitão) que, ao se deslocarem, servem de meio de transporte para as anêmonas, fixadas no dorso das conchas desses crustáceos, aumentando a captação de alimentos. Por vez, esses cnidários protegem o paguro contra o ataque de predadores em razão da presença de substâncias urticantes, contidas em seus tentáculos.
Uma outra situação é a relação entre a ave-palito e o crocodilo. A ave se alimenta retirando os restos de alimentos entre os dentes do crocodilo, enquanto dorme de boca aberta, livrando-o de parasitas indesejáveis.
Competição
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes