bioma cocais
Entre a caatinga e a cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.
Situa-se entre a Amazônia e a caatinga, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e norte do Tocantins.
A Mata dos Cocais é uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semi-áridas do Nordeste brasileiro.
No lado oeste, que abrange o Maranhão, o oeste do Piauí e o norte de Tocantins, a região é um pouco mais úmida devido à proximidade com o clima equatorial superúmido da Amazônia, sendo mais freqüente a ocorrência de uma espécie de palmeira, o babaçu. Na área menos úmida, que abrange o leste do Piauí e os litorais do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Inverno seco e verão chuvoso.
As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti.
* No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.* As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
Palmeira elegante que pode atingir até 20 m de altura.Folhas com até 8 m de comprimento, arqueadas.
Babaçu: Biocombustível, óleo, ração, palmito
Seu nome é derivado do tupi e significa árvore que arranha, por conta da camada de espinhos que cobre a parte inferior do caule.
A planta nasce em solos arenosos, alagadiços, várzeas ou margens dos rios.
Carnaúba: Laxante, cera, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, madeira, adubação.
O solo é muito pobre, possui uma pequena camada de nutrientes devido a decomposição das folhas e animais mortos.
Predominam as palmeiras, babaçu e carnaúba, pois suas raízes são do tipo cabeleira e absorve os nutrientes do solo com mais rapidez, esse tipo de raiz, também auxilia na sustentação da árvore nesse tipo de solo.