Pesquisa de mercado
Secretaria de educação e desportos
Escola Estadual Ana Liboria
MATAS DOS COCAIS
Boa Vista/RR
Abril/2012
Cleuciane da Silva
Fabiana Peixoto
Jéssica Mesquita
MATAS DOS COCAIS
Este trabalho e para obter nota do 1° bimestre da disciplina de Geografia ministrada pelo professor: Valdivino, turma: 1° ano A.
Boa Vista/RR
Abril/2012
A Mata dos Cocais é um bioma brasileiro que fica entre a floresta amazônica e a caatinga, situada em uma área reflorestada pela natureza, ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Pará e o norte do Tocantins. Tem esse nome pela alta quantia de cocais, principalmente o babaçu e a carnaúba.
OCUPAÇÕES E INSTALACÕES
A Mata de Cocais no estado do Maranhão.
A Mata de cocais está situada entre uma zona de transição dos biomas da Amazônia e da caatinga nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e norte do Tocantins.
A ditadura militar no Brasil (1964-1984) estimulou a instalação econômica de manufaturas como a química, metalúrgica, siderúrgica, mineração, madeira, entre outros. Além do turismo com construções históricas como o mercado Ver-o-Peso.
O desenvolvimento de Unidades Federais começou a serem instaladas a partir de 2001, como as reservas biológicas de Tapira pé e Gurupi e a floresta nacional de Carajás, que atualmente é conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
RELEVO
Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões, o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares.
A formação do solo é later tica "formada com óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos malformados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim.
A condição do solo para as