biomas brasileiro- mata amazônica e mata de cocais
Introdução
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
Origem do Nome Amazônia
O nome que originou a Floresta Amazônica é vinda dos antigos habitantes e de expedições europeias. Um dos primeiros exploradores espanhóis Francisco de Orellana, em 1542, relata um ataque a sua expedição por mulheres nuas que usavam arco e flecha, no rio Amazonas. Orellana chamou-as de amazonas. Na mitologia grega as amazonas tinham o hábito de cortar os seios para melhor manejo de suas armas. Amazona, em grego, significa sem seio. Essas mulheres não aceitavam homens em suas tribos. Assim, pelo fato dele acreditar nos clássicos mitos gregos, ele nomeou o rio.
Conceito geográfico
A Amazônia é uma das três grandes florestas tropicais do mundo e a maior floresta delas, enquanto perde em tamanho para a taiga siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros. A floresta Amazônica possui 42% do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram seu leito, o que originou os três tipos de floresta da Amazônia.
Florestas montanhosas andinas
uma floresta praticamente impenetrável. Na região montanhosa dos Andes os processos de erosão são muito intensos conferindo aos rios que nascem nesta região uma coloração branca, devido as altas cargas de sedimentos ricos em sais