relatorio fisica
Alteração no comprimento do latão em função da temperatura
Objetivo:
Relacionar a variação no comprimento da liga em função da temperatura, interpretar uma tabela de dados coletados, relacionar a variação no comprimento da liga em função do comprimento inicial, determinar o coeficiente de dilatação linear da liga, construir um gráfico da variação do cmprimento em função da temperatura.
Introdução:
Quando aumentamos a temperatura de um corpo (sólido ou líquido), aumentamos a agitação das partículas que o formam. Em geral, isso faz crescer não só a amplitude da vibração das moléculas, mas também a distância média entre elas, resultando em aumento nas dimensões do corpo. Esse aumento é chamado dilatação térmica. Da mesma forma, a diminuição da temperatura geralmente acarreta a redução das dimensões do corpo (contração térmica).
Material utilizado:
Dilatômetro com base principal; Medidor de dilatação; Escala milimétrica; Guia com mufa; Guias de saída; Sapatas niveladoras; Conexão de saída; Conexão de entrada; Gerador de vapor. Obtenção e analise dos resultados:
Características da liga:
a. O comprimento inicial do corpo de prova é 57 cm.
b. A temperatura inicial do sistema é 29°C.
c. Quando a fonte de calor foi ligada esperamos o corpo de prova atingir a temperatura desejada.
d. Fazendo circular a água (vapor) a diferentes temperaturas pelo interior do corpo de prova verificamos a validade da seguinte afirmação: A variação de comprimento sofrida por um material é diferente proporcional a sua variação de temperatura, isto é: .
e. A temperatura no ponto de entrada é de 94°C e de saída é de 70°C então a temperatura de entrada e saída não coincidem. A distância que a água percorre modifica a temperatura quando a água sai do tubo.
f. Temperatura média final:
g. Variação de temperatura:
h. Variação do comprimento:
i. Gráfico da variação do Comprimento em função da variação da