Relatorio fisica justificado ok
AGRONOMIA
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
LEI DE BOYLE-MARIOTTE
Priscila Campos de Camargo
Roberta Freitas
Alan da Silva
Prof. Me. Raúl de Andrade
SOROCABA/SP
2014
INTRODUÇÃO Em um determinado gás confinado em recipiente, se aplicado uma determinada força, diminui seu volume, mas não necessariamente sua temperatura. Neste experimento, tentaremos mostrar um pouco deste comportamento, usando alguns recursos físicos. Os recursos serão utilizados para entender melhor como funciona um manômetro e como manuseá-lo, para medir a pressão aplicada em determinado gás.
OBJETIVOS
- Estudar o comportamento do volume de um gás em função da pressão em uma transformação isotérmica.
- Determinar o valor de K para o ar.
- Verificar a validade da lei de Boyle-Mariotte para o ar.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Conjunto Emilia com manômetro e seringa;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Confinamos o gás conferindo se a válvula do manômetro estava bem fechada, para evitar vazamento. Aplicando a pressão de 0,3kg/cm2, anotamos o volume correspondente a ela, que a cada volta do parafuso, havia a variação de 0,45 ml no volume do gás. Depois de anotados os valores calculados (dados medidos diretamente do experimento, volume inicial e pressão absoluta, constante do gás utilizado e tabela do gráfico demonstrativo), construímos o gráfico para demonstrar os valores obtidos.
DEFINIÇÕES Pressão É uma palavra que significa força que é exercida sobre alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar.
Transformação Isotérmica A palavra isotérmica se refere a mesma temperatura, logo uma transformação isotérmica de uma gás, ocorre quando a temperatura inicial é conservada.
Volume O volume é a medida do espaço ocupado pelo sistema. No caso dos gases, estes devem estar contidos num recipiente fechado.
CONCLUSÃO Os resultados dos experimentos foram satisfatórios, considerando que o nosso objetivo maior foi aprender. Percebemos que ao