relatorio fisica fundamental 1 paquimetro ufc 2014
Centro de Ciências
Departamento de Física
Prática: Paquímetro
1. OBJETIVOS
• Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
2. MATERIAIS
• Paquímetro
• Cilindro
• Tarugo
• Peça com furo cego
• Régua
• Tiras de papel
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
No exemplo a cima, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
Elementos do paquímetro Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
4. PROCEDIMENTOS
1 - Utilizando o cálculo do VALOR MÉDIO, em que número de termos é o mesmo dos componentes da equipe, com o uso do paquímetro, determine:
1.1
– O volume da peça cilíndrica maior MEDIDA 1 MEDIDA 2 MEDIDA 3 MÉDIA