relatorio fisica 2
FÍSICA EXPERIMENTAL
LANÇAMENTO HORIZONTAL
ALUNA: STEFANI MOURA BRITO
1° ANO-G- AMBIENTAL
PROF: ADRIANA DE SOUZA VASCONCELOS
DATA DE REALIZAÇÃO: 29/05/2015
DATA DE ENTREGA:____/____/____
OBJETIVOS:
Estudar o alcance no lançamento horizontal em função da altura e velocidade de lançamento.
INTRODUÇÃO:
O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical.
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.
No movimento de queda livre, movimento vertical, o corpo se move em razão da ação da gravidade. Assim, podemos dizer que o movimento é uniformemente variado, pois a aceleração gravitacional é constante. No caso do movimento horizontal, a velocidade v0 permanece constante. Portanto, o movimento é uniforme. A velocidade do móvel ao final do trajeto permanece a mesma do início desse trajeto.
MATERIAIS:
Uma rampa com fio de prumo com engate rápido;
Esfera metálica de lançamento;
01 folha de papel carbono;
02 folhas de papel ofício;
Fita adesiva;
Lápis;
Fita métrica.
PROCEDIMENTO:
Primeiro nivelamos horizontalmente a base da rampa para garantir, no momento do lançamento horizontal da esfera, a ausência da componente vertical da velocidade. Utilizando o fio de prumo, marcamos no papel a posição X0 que fica verticalmente abaixo da saída da rampa.
Em seguida nivelamos a altura da rampa (H) com a mesa inicialmente 20 cm. Para cada posição escolhida do sistema, realizamos pelo menos quatro lançamentos de esfera, anotamos os valores do lançamento e observamos as