Relatorio fisica 1
Para se realizar uma medição de um objeto qualquer, dispomos hoje de vários instrumentos de medidas cada um com sua escala, medida, unidade e precisão. Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá um fator que mostrará uma diferença entre o valor medido de um objeto e do valor que realmente mede este objeto. Portanto, com essa diferença de valor denominada erro, precisamos aplicar a Teoria de Erros para apresentarmos não um valor exato e sim um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. A Teoria de Erros é importante, pois com ela obtemos um nível mais avançado de se obter o valor com segurança e precisão. Mas para isso, não basta saber aplicar essa teoria, é preciso entender suas propriedades algébricas para realizar os cálculos de forma clara aplicando a teoria dos algarismos significativos.
Os erros são classificados em três grandes grupos:
* Erros Grosseiros : ocorre por falta de habilidade do experimentador e são provenientes de enganos, erros de computação, técnica deficiente. * Erros Sistemáticos : ocorrem sempre do mesmo jeito e são provenientes de erros de calibração do instrumento, erros do observador, fatores climáticos. * Erros Aleatórios ou acidentais : quando é feito uma série de medidas e ora obtemos um valor, ora outro. E é proveniente de erros de julgamento, erros de condições que flutuam, erros devido a natureza da grandeza a ser medida.
OBJETIVOS
Mostrar instrumentos de medidas de diferentes graus de precisão para que assim possamos operar com algarismos significativos, calcular desvio padrão do valor médio de medidas e operar com grandezas afetadas de desvios.
ESTATÍSTICA INFERENCIAL
* Valor verdadeiro de uma grandeza: é o valor obtido quando se utiliza técnicas, amostras e instrumentos perfeitos. * Erro de uma medida: é a diferença entre o valor medido (Vi) e o valor verdadeiro (Vv).
E = (Vi – Vv) * Valor médio (Vm): é a