relatorio fisica 1
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Física Geral e Experimental I
MICRÔMETRO
Turma: RA:
Danilo Kulbert 00073309
David G.Tavares 00071021
Fernando Eugênio da Silva 00073296
Orlando H.Batista Junior 00068289
Oswaldo J.Ribeiro Jr. 00072827
Ricardo F.dos Santos 00008568 Prof. Dr. Luiz Fernando Charbel Prof.Ms. Emerson Ferreira Gomes
10 – Out – 2012 ( quarta-feira )
1 – Resumo
A coleta e o tratamento estatístico correto dos dados obtidos nesta experiência, ocorrida no Laboratório de Física da Universidade de Sorocaba, permitiram aos membros do grupo a possibilidade de tornar á empregar os conhecimentos vitais no ramo tecnológico.
É valido salientar, também, a oportunidade de praticar o trabalho em grupo, tarefa que se faz necessária em todos os momentos.
2 –Introdução
Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medição que visa a aferir as dimensões de um objeto (espessura, altura, largura, profundidade), e têm grande uso na indústriamecânica, medindo toda a espécie de objetos, como peças de máquinas.O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógioanalógico.No Brasil, usa-se o termo "paquímetro" para o instrumento composto de duas partes deslizantes, e "micrômetro" para o instrumento dotado de parafuso micrométrico, mais preciso. O termo "craveira" não é usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos é diferente.
Origem do micrômetro
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro.