Relatorio, Fisexp
- Objetivo
Este experimento tem como objetivo o estudo do comportamento dos corpos após diversos tipos de colisões.
-Modelo Teórico
-Colisão Elástica
Tomando um sistema constituido de dois blocos de massas iguais m, posicionados sobre um trilho de ar de modo que o atrito entre os blocos e o solo seja desprezivel. O bloco A se move em direção à B com uma velocidade constante de módulo V0, enquanto o bloco B permanece em repouso.
Como não há atrito, as forças resultantes sobre o sistema são nulas, de modo que o centro de massa deste mantenha movimento sempre constante (caso não haja forças externas).
Depois de um determinado tempo t, os dois blocos colidem. Durante a colisão, a força resultante no sistema não é nula, na verdade, as forças durante uma colisão são extremamente complexas. Porém, como a duração destas é de uma ordem de grandeza muito pequena, elas podem ser desconsideradas.
Após a colisão, o bloco A permanece em repouso, enquanto o bloco B se afasta de A com velocidade constante de modulo V0. Tal comportamento ocorre pois, como as forças externas possuem resultante zero, e sabemos que o somatorio das forças externas é a derivada do momento linear, temos:
Assim, sabemos que em uma colisão, o momento se conserva desde que não haja forças externas atuando sobre estes.
Alem disso, como a colisão é completamente elástica, não há perda de energia cinética no sistema, de modo que as energias cinéticas K (antes da colisão) e K’ (após a colisão) são iguais.
-Colisão Inelástica
Desta vez estamos considerando um sistema de dois blocos A e B de massas m1 e m2 respectivamente, sendo m2 100g mais pesada do que m1. Ambos os blocos estão sobre um trilho de ar, de modo que o atrito entre eles e o solo é desprezivel. O bloco A se move com velocidade V1 constante, se aproximando de B (que está em repouso, com |V2| = 0).
Como visto no exemplo anterior, como não há forças externas atuando no sistema podemos