Relatório de Fisexp I
600 palavras
3 páginas
Relatório de Física Experimental IAlunas: Janaina Souza / Valéria Lemos Moraes
Experiência 3: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado I – Queda Livre
Objetivos
Observar a validade e aplicações das equações que envolvem a queda livre de um corpo no vácuo desprezando-se os atritos e considerando apenas a gravidade nos limites da Terra.
Comparar aceleração da gravidade local, com a descoberta a partir da análise de dados do experimento realizado.
Linearizar a função através do método de ajuste linear visual, para a melhor compreensão dos resultados adquiridos dos experimentos.
Introdução
Queda livre é um movimento que resulta exclusivamente da aceleração provocada pela gravidade exercida sobre um determinado corpo.
A fórmula usada para calcular essa queda é v(t)= v0+g (t-t0), onde v0 é a velocidade de queda num tempo t0 (como referência). Se integrar dy/dt, com a primeira fórmula então se tem y(t)= y0+v0 (t-t0) + g/2 (t-t0), onde y0 é posição do objeto na queda num tempo t0.
Essas fórmulas são válidas apenas se desprezarmos os efeitos que exercem sobre o objeto.
Simplificando: se o objeto partir do repouso com origem em y, logo y(t) = g/2 t ao quadrado, mas para que se linearize a função considera-se t2 = u.
Logo a equação final é: y (u) = g/2u, onde o coeficiente angular é igual a g/2 e o linear é igual a zero.
Materiais
Cronômetro;
Aparelho de lançamento de objetos (medida por intervalo);
Duas esferas metálicas de massas diferentes;
Papel e caneta para anotação;
Balança.
Procedimentos
Escolheu-se duas esferas metálicas com massas diferentes, ambas foram pesadas.
Mediu-se a distância de um intervalo a outro do aparelho lançador e em seguida, foi ligado o campo eletromagnético do mesmo, onde foi colocada a esfera mais leve que foi observada até seu repouso e se estava alinhada.
O campo foi desligado fazendo com que a esfera caísse, ocasionando assim a queda livre, onde o tempo foi demarcado por um aparelho de