relatorio final de praticas extensionistas I
ANDERSON DE JESUS PALMEIRA
ARTHUR SILVA SANTANA
KLEDYSTON PEDRO R. ROCHA
MATHEUS HERMAN
NATASHA APÓSTOLO CORRÊA
WEDNEY ARAUJO SANTOS
RELATÓRIO DE VISITA:
ASPCTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aracaju
2011
ANDERSON DE JESUS PALMEIRA
ARTHUR SILVA SANTANA
KLEDYSTON PEDRO R. ROCHA
MATHEUS HERMAN
NATASHA APÓSTOLO CORRÊA
WEDNEY ARAUJO SANTOS
RELATÓRIO DE VISITA:
ASPCTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Relatório apresentado à disciplina Práticas Extensionistas I, para obtenção parcial da nota da 2ª Unidade, sob orientação do Profº Arionaldo Rodrigues Menezes.
Aracaju
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
ANEXOS 9
REFERÊNCIAS 10
1- Introdução
A Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
O exercício de qualquer atividade profissional expõe o trabalhador a riscos de acidentes e doenças ocupacionais. O custo dos acidentes aumenta evidentemente o custo de qualquer atividade produtora. Mediante uma avaliação adequada dos custos dos acidentes, a gerência de uma empresa pode dar-se conta que, mais que um gasto do ponto de vista financeiro, um programa de segurança adequado e eficiente intervém favoravelmente na produtividade. Assim é crescente o interesse por legislações que ditem sobre esse tema em muitos países e não é diferente no Brasil. Aqui em virtude do avanço na legislação estabelecimento de instituições regulamentadoras e executoras/fiscalizadoras do trabalho, nenhum estabelecimento pode iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. Na Construção Civil muitos aspectos devem ser considerados quanto à