relatorio filme matilda
Matilda é uma criança adorável, educada e muito inteligente. Não herdou a inteligência dos pais, muito menos sua educação.
Sua família é completamente desestruturada, alienada, sendo assim não notaram que Matilda era uma criança com múltiplas inteligências, e que possuía altas habilidades.
Com o tempo ela descobre a biblioteca, que acaba se tornando seu refugio. No início leu todos os livros da sessão infantil, quando já havia lido todos, foi mudando de sessões e começou a ler livros literários entre outros. Suas leituras a levam em outro mundo, ela acaba conhecendo coisas de que nunca ouviu falar, pois não frequentava a escola ainda, seus pais achavam que era uma perca de tempo e que não tragaria bem algum a ela. Matilda pensava diferente sabia que quanto mais lia mais adquiria conhecimento, e acabou se tornando uma autodidata adquirindo a capacidade de aprender sozinha.
Quando Matilda enfim foi para a escola, encontrou a querida professora Honey, carinhosa e atenciosa, mas também conheceu a odiosa diretora, autoritária que não gostava das crianças. Que segue o modelo de ensino tradicional de uma escola rígida e cheia de regras. Ou seja, o que a diretora dizia era “lei”, e se as crianças não obedeciam tais regras impostas por ela, ficavam de castigo.
Por outro lado, a professora seguia o modelo interacionista, utilizava o método de interação sociocultural com os alunos, as crianças participavam da aula, sempre trabalhando em grupo. Por isso, tentava de toda forma burlar esse sistema que a diretora exercia, demonstrando ser uma professora preocupada com os alunos.
Logo a Srta. Honey percebe que Matilda é uma criança especial. Tenta alertar a diretora de como a criança é inteligente, e que em algum tempo já poderia pulas algumas séries, em vão, pois a diretora não mostra nenhum interesse.
A relação professor aluno foi muito importante, pois fez com que Matilda tivesse o apoio da professora Honey que conseguiu desenvolver mais