Relatorio Experimental 1
Química Licenciatura- Turma 033
Geovana Alda Pereira RA:95204
Mayara Aray Conjiu RA: 95199
Calibração de instrumentos volumétricos e calibração de termômetro
Relatório apresentado à Universidade Estadual de Maringá como parte das Exigências da professora Débora, à Conclusão da disciplina de Química Experimental.
Maringá
2015
Introdução
Ao decorrer do curso de química geral experimental, serão utilizados diversos instrumentos, graduados, volumétricos, dentre outros, que devem ser manipulados com extremo cuidado para diminuir ao máximo os erros. Uma das principais fontes de erros sistemáticos é a falta de calibração de instrumentos. Um instrumento de medição tem alta qualidade se retorna resultados com pequenos erros de medição. Estes erros originados por instrumentos, pelo próprio método ou erros pessoais são chamados erros sistemáticos ou determinados [1]. Alguns destes erros são aleatórios em função das interferências decorrentes do meio que envolve o experimento, outros ocorrem somente pela falta de calibração, pela falta de anterior averiguação da exatidão do instrumento utilizado, estes, podem ser minimizados através de uma correta aferição das vidrarias, que devem ser lavadas e mantidas sem impurezas, evitando os desvios nos resultados encontrados. Além disso, é fundamental uma leitura correta do menisco (nível atingido pelo líquido no recipiente utilizado), esta leitura é feita com o menisco à altura dos olhos.
O objetivo é calibrar instrumentos de medidas volumétricos e de um termômetro, para certificar que estão medindo corretamente os valores indicados. Desta forma, as aferições dos instrumentos de laboratório devem ser sempre comparadas a um padrão, tal que uma medida, seja, por exemplo, 10 mL, tanto em um instrumento quanto em outro para que esta mesma medida, seja sempre muito próximo a 10 com um mínimo de erro sistemático, e para um método idealizado, sejam iguais. O procedimento de análise da