Relatorio Estágio Supervisionado II
O Condicionamento Operante refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas.
2.2 Reforço Positivo e Reforço Negativo
Existem duas formas de reforço que são: o positivo e o negativo. Ambos ensinam e reforçam um determinado comportamento. O indivíduo aprende qual o comportamento desejável para alcançar determinado objetivo. No reforço positivo quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Para exemplificar o reforço positivo consideremos um experimento onde um rato é privado de água Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado a água (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir sede irá puxar a alavanca para receber a água. Desta forma o indivíduo exposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.
Já no reforço negativo um elemento aversivo ao indivíduo é retirado do ambiente como reforço para a continuação do comportamento. Como por exemplo uma mãe que diz ao filho que ele não precisará lavar a louça enquanto estiver mantendo seu quarto limpo. Ela retira um elemento aversivo para o filho (Lavar a louça) para que ele continue com o comportamento de manter o quarto limpo.
2.3 Reforçadores Naturais e Arbitrários
2.4 Punição Positiva e Punição Negativa
A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados,