Relatorio Estequiometria
Departamento de Química
Química Geral Experimental
Estequiometria
INTRODUÇÃO:
A estequiometria consiste em estudar e determinar as relações quantitativas que participam de uma reação química, ou seja, permite determinar as proporções (quantidade de mols, átomos, moléculas, a massa e o volume – no caso de substâncias no estado gasoso) entre os elementos e substâncias que estão reagindo para obtenção dos produtos. Os calculos estequiométricos são baseados em proporções já existentes entre as especíes e a equação química equilibrada mostra a relação quantitativa entre reagentes e produtos em uma reação química. .
A estequiometria é uma ferramenta essencial na química e está baseada nas leis ponderais, principalmente na lei da conservação da massa. De modo geral, numa reação química, a massa, os átomos e as cargas se conservam. Os coeficientes numéricos da equação balanceada se referem à proporção de mols envolvidos entre as espécies na reação. Conhecendo a relação molar e a massa molar das espécies, pode-se determinar a relação de massas.
Uma reação de precipitação produz um produto insolúvel, um precipitado. Os reagentes nestas reações são, normalmente, compostos iônicos solúveis em água. Quando estes reagentes se disolvem em água, eles dissociam dando origem aos cátions e ânions correspondentes, Se um dos cátions puder formar um postosto insolúvel com um dos ânions, uma reação de precipitação ocorrerá.
E para a determinação experimental das proporções estequiométricas a reação de precipitação foi de fundamental importância pois pode-se utilizar o método de medida da altura do precipitado formado para a determinação da proporção.
PROCEDIMENTOS:
Colocou-se em uma estante para tubos de ensaio 6 tubos de Nessler;
Adicionou-se a cada um deles sucessivamente 11,0 mL , 10,0 mL, 8,0 mL, 6,0 mL, 4,0 mL e 2,0 mL de NaOH 0,5 mol L -1 ;
Adicionou-se, aos mesmos tubos, sucessivamente 1,0 mL, 2,0 mL, 4,0 mL, ,0 mL, 8,0 mL,