relatorio estequiometria
Eric Natan Magalhães de Andrade (Ic)
E-mail: eric-natan@hotmail.com, Endereço: Rua José dos Santos Teixeira, 164, Palmeira-Jaguaquara-BA
Palavras Chave: Dissociação, Nitrato de Prata e cobre.
Resumo
Este experimento permite observar o crescimento de dendrites de prata, em uma solução aquosa de nitrato de prata, levando-nos a compreender como se processa o crescimento dos cristais, de que é formada a grande maioria dos materiais de interesse tecnológico. Na realidade, os diferentes materiais metálicos usados no nosso dia a dia são constituídos por pequeníssimos cristais, geralmente de dimensões muito inferiores a 1/10 mm.
Objetivos
Observar e entender fenômenos ocorridos durante uma reação química e calcular as relações de quantidades de substâncias em uma reação química.
Introdução
A estequiometria relaciona quantitativamente várias reações, que envolvem volume, massa, quantidade de matéria, números de partículas, entre outras grandezas. A importância dos cálculos estequiométricos é fundamental em todos os ramos da química.
Para efetuarmos os cálculos estequiométricos, devem-se conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. Estas proporções são perceptíveis pelo conhecimento das fórmulas das substâncias. É fundamental que se saiba a quantidade de produtos que pode ser formado a partir de uma determinada quantidade de reagentes, é importante, também, saber antecipadamente qual a quantidade de reagentes que deve ser utilizado para se obter uma determinada quantidade de produto. (Usberco, et al., 2003).
A uma dada massa de cada uma das diferentes substâncias sempre estão associados números distintos, das entidades que compõe m essas diferentes substâncias. Isto porque essas entidades têm massas distintas. Entretanto, interessa-se trabalhar com um número fixo de entidades. Para isso dispõe-se da grandeza denominada “quantidade de matéria”. O mol é definido como sendo a quantidade de matéria