Relatorio Eletrizaçao
OBJETIVO Verificar experimentalmente a eletrização do corpos.
DESENVOLVIMENTO
Condutores
O que caracteriza o material bom condutor é o fato de os elétrons de valência (por exemplo, o cobre possui um elétron na última camada) estarem fracamente ligados ao átomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo. Ora, consideremos, por exemplo, uma barra de cobre que possui um número extremamente elevado de átomos de cobre e apliquemos uma diferença de potencial entre os extremos desta barra. Os elétrons da camada de valência de todos os átomos facilmente se deslocarão sob a ação do campo elétrico produzido pela diferença de potencial aplicada, originando-se uma corrente elétrica no material.
Outros materiais que possuem uma constituição semelhante à do cobre, com um único elétron na camada de valência, são o ouro e a prata, dois outros excelentes condutores de eletricidade.
Um condutor (elétrico) é um produto metálico, geralmente de forma cilíndrica e de comprimento muito maior do que a maior dimensão transversal utilizado para transportar energia elétrica ou para transmitir sinais elétricos. A NBR 6880 define, para condutores de cobre, seis classes de encordoamento, numeradas de 1 a 6 e com graus crescentes de flexibilidade, sendo:
Classe 1 - Condutores sólidos (como exemplo: Fio Extinflan e Cabo Braschumbo);
Classe 2 - Condutores encordoados, compactados ou não; (como exemplo: Cabo Extinflan, Cabo Brasnax, Cabos de Cobre Nú, Cabo Bras Control e Cabo Bras Control Blindados).
Classe 3 - Condutores encordoados, não