relatorio eletricidade 1
Voltímetro
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.
Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.
Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho.
Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita. Voltímetro Ideal
Voltímetro não-ideal
Tensão Contínua e Alternada
Tensão é a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade no MKS, Volts (V). Temos dois tipos de tensões: Tensão Contínua e Tensão Alternada, que representamos, respectivamente, por VDC e VAC. Nesta experiência usaremos apenas a continua, isto é, aquela que apresenta um pólo sempre positivo e outro sempre negativo.
2 PROCEDIMENTOS EMPREGADOS
Para atender a matéria Eletricidade Experimental I, foram utilizados pilhas e um voltímetro. O professor James ao iniciar o procedimento, mostrou-nos como utilizar os equipamentos para realização do Experimento.
Após a demonstração, foram fornecidos 3 pilhas com tensão nominal de 1,5v e um voltímetro digital, para serem inseridos valores encontrados pelo voltímetro, na tabela colocada no quadro pelo docente. 3 DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo foi separar as pilhas e enumerar cada uma. Após enumerar as pilhas, medimos os valores de cada uma com o voltímetro e colocava os valores na tabela que foi dada pelo professor.
Depois de encontrar os valores das pilhas, calculamos os desvios que foram encontrados através da formula ∆={[(Vn – Vm) / Vn] x 100}. Próxima etapa foi calcular os valores das pilhas conforme foi solicitado no quadro e em seguida calcular os desvios. Segue abaixo o passo da tarefa que foi solicitada:
• Circuito 1:
Pilha