Relatorio dureza da água
Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção
Relatório de Aula Prática de Laboratório
Dureza da Água
Discentes: 6741040012 José da Costa Filho 6741025812 Marcos Antonio da Cruz Santos 6744002413 Thiago Gazziero Farias 6741010612 Fabiano Canfild 6741015212 Maxtinner Gonçalves da Silva
Turma: ENC121BN
Docente: Profº. MSc. Joel Fernando Magri Arantes
Disciplina: Laboratório de Química Tecnologico
Várzea Grande – MT, Março de 2013.
1. Introdução
Existem muitas definições diferentes para “análise química”. Talvez seja mais favorável defini-la como a aplicação de um processo ou de uma série de processo para identificar ou quantificar uma substância, ou os componentes de uma solução ou mistura ou, ainda, para determinar a estrutura de compostos químicos.
Quando o analista recebe uma amostra completamente desconhecida, a primeira coisa que deve fazer é estabelecer que substâncias estejam presentes. Essa questão pertence ao domínio da análise qualitativa.
Uma vez conhecidas as substâncias presentes na amostra, o analista deve, freqüentemente, determinar quanto de cada componente, ou de determinado componente, está presente. Essas determinações pertencem ao domínio da análise quantitativa, e uma grande variedade de técnicas está à disposição do analista para esse fim.
As principais técnicas usadas em análise quantitativa baseiam-se na reprodutibilidade de reações químicas adequadas, em medidas elétricas apropriadas, na medida de certas propriedades espectroscópicas, no deslocamento característica, sob condições controladas, de uma substância em um meio definido.
O acompanhamento quantitativo das reações químicas é a base dos métodos tradicionais ou “clássicos” da análise química: gravimetria, titrimetria e volumetria.
O termo “análise volumétrica” foi usado para denominar esta modalidade de determinação quantitativa, mas, hoje, refere-se à expressão análise titrimétrica. A razão para