Relatorio do filme Pro dia nascer feliz
Produção: Gabriela Weeks. [S.l.]: Globo Filmes, 2007.
Relatório e reflexão sobre o Filme "PRO DIA NASCER FELIZ"
Este filme é um documentário realizado em algumas escolas de nosso país, em diferentes contextos sociais e, portanto, níveis econômicos. O documentário mostra aspectos comuns e aspectos absolutamente antagônicos tanto nas diferentes escolas, como dentro de uma própria escola.
O documentário é feito em escolas onde estudam adolescentes, mostra parte de suas vidas, seus costumes e seus valores. Percebe-se que há em todas elas s as considerações relativas a essa idade: seus projetos futuros para a vida, o sentimentos a respeito da família, dos amigos, da escola; sentimentos e sofrimentos internos, expectativas, aspirações e indagações, que mesmo em classes sociais diferentes, se emparelham filosoficamente. A escola apresenta-se como palco de encontro de amigos da mesma idade, local de encontro, socialização, desabafo e retrata as condições sociais de seus alunos.
Escolas de alunos de classes sociais menos favorecidas apresentam condições físicas menos adequadas, mais precariedade nos recursos didáticos. Entretanto, em todas elas observa-se a presença do professor em aulas tradicionais, com instrumentos tradicionais - carteira, quadro, giz. Em todas elas há professores que se envolvem na vida dos alunos, que se interessam por eles e os que somente estão para dar aula. A escola pública, porém retrata um comportamento singular, não relatado na escola particular: o professor que não vai dar aulas.
Em ambas realidades, contraditoriamente, também há alunos que ainda esperam da escola algo que lhes proporcione um futuro melhor e outros que, não se sabe porque (talvez por força da lei) a frequentam. Há alguns destaques acadêmicos brilhantes em meios menos favorecidos, como é o caso da aluna Valéria. Brilhante, diferenciada e, mesmo assim, não reconhecida, desvalorizada. É tão diferente da média que não