relatorio do filme: nos que aqui estamos por vos esperamos
Após assistirmos o filme “ Nós que aqui estamos por vós esperamos”, fazemos uma analise do século XX, em que o filme nos apresenta como uma amostra de imagens e arquivos dos acontecimentos que marcaram esta época, faz um retrospecto das guerras e banalizações da vida e de mortes, no capitulo 3 vemos mudanças que são feitas no sistema produtivo e na estrutura da sociedade.
O neoliberalismo passa a questionar o modelo Keynesiano e fordista, as relações de trabalho passam por uma modificação sendo elas seriamente afetadas ,as alterações ocorridas entre relação entre capital e trabalho revelaram-se através de uma mudança de correlação de forças nitidamente desfavorável aos trabalhadores. No filme, as pessoas se mudam do campo para a cidade em busca de uma vida melhor, e passam a ser somente a significância de números em um sistema capitalista, traz também novas invenções como o rádio a televisão, como novos avanços tecnológicos.
Notamos através desses novos avanços tecnológicos a desigualdade social que já se apresenta, pois nem todos tinham condições de terem uma TV e vemos imagens no filme de muitas pessoas que se ajuntam em um lugar para terem acesso a tecnologia. Rousseau: “ diz que o homem solto em seu estado de natureza não haveria guerra, mais quando surge a propriedade o homem fica ruim”. No inicio do século XX a desapropriação da propriedade marca o século, a partir de 1850 temos a consolidação do capitalismo. Com o surgimento do capitalismo vemos mais degradante as desigualdades, surgindo a necessidade de se criar as politicas sociais, para amenizar as situações de pobrezas.
Por conseguinte um novo perfil de trabalhador também e criado, exigindo mais qualificação do trabalhador e tornando o mundo do trabalho mais hostil às camadas exploradas e excluídas da sociedade capitalista, no filme vemos a todo