Relatorio do curso de esteticista
Estética e Cosmética – manhã
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Recife
2014
Relatório de Estágio Supervisionado II
Signe Carlson Maria Silva de Araujo
6º período – manhã
Trabalho de conclusão do estágio supervisionado II,apresentado como exigência parcial para a conclusão do estágio do Curso de Estética e Cosmética da Faculdade Integrada de Pernambuco.
Preceptora: Fabiana Farias
Recife
2014
Sumário
Resumo
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo, ou seja, aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação. Esta contemplação não é algo feito de qualquer forma, ela é feita através de uma racionalidade bem como o conhecimento, e a sensibilidade do contemplador e do criador. A estética passou a abranger toda a reflexão filosófica que tem por objeto as artes em geral ou uma arte específica. O significado da beleza e a natureza da arte têm sido objeto da reflexão de numerosos autores desde as origens do pensamento filosófico, mas somente a partir do século XVIII, com a obra de Kant, a estética começou a configurar-se como disciplina filosófica independente. A beleza é, segundo todos, algo subjetivo e diferente aos olhos de cada um. Mas, será que existe algum critério para julgar se algo é belo ou não? A beleza desperta a nossa atenção, admiração, e é valorizada com padrões bem elevados.
Algo admirável sobre o estudo da filosofia estética é que, podemos ficar mais sensíveis quanto a contemplação, a partir de quando temos o conhecimento básico, creio que era isto que os filósofos, quando levantaram este questionamento estavam querendo despertar dentro de cada um de nós, não sei se seria possível uma academia para se estudar, ou melhor, despertar o interesse do belo, das artes em geral em nós, no entanto, posso afirmar que com um pouco de esforço podemos ver o mundo as artes e tudo ao nosso redor com uma perspectiva de olhar