relatorio dias blanco
FAEN – FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Jordana Pereira do Nascimento Alves
Painel de Dias Blanco para as leis de Ohm
Dourados
2015
DIAS BLANCO PARA AS LEIS DE OHM
Dias Blanco para as Leis de Ohm
Relatório de experimento realizado na disciplina de laboratório de física geral
Professor Dr. Anderson R. L. Caires
Dourados
2015
Resumo
Estudo da eletricidade; resistência elétrica e suas relações como o comprimento, natureza do material e área da secção reta do condutor, primeira lei de Ohm, segunda lei de Ohm, associação de resistências elétricas etc.
Introdução
É impossível imaginar como seria nossa vida sem a eletricidade. Ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lâmpada, guardamos um alimento na geladeira para conservá-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.
A eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. Lembrando que os átomos são formados por prótons (portadores de carga positiva), nêutrons, que ficam no núcleo atômico, e por elétrons (portadores de cargas negativas) localizados ao redor do núcleo, em uma região denominada eletrosfera.
Os fios condutores são matérias que possibilitam a passagem de cargas elétricas de um ponto para o outro. Esses materiais podem ser feitos com metais com boas propriedades de condução elétrica. A resistência elétrica de um condutor constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de seção transversal e depende do material do qual ele é feito. Sendo a resistividade uma característica do material usado na constituição do condutor.
Os condutores podem ser rígidos ou flexíveis, feitos com cobre ou alumínio. Os flexíveis são utilizados para passar pelas tubulações e