ARTE BIZANTINA EREM
ARTE
BIZANTINA
GRUPO
PROFESSORA
Leila Nunes
Andrea Camila
Adrielly Maria
Celline Souza
Gabriela Santos
Raiane Vivian
Thamires Anne
MATÉRIA
Artes
TEORIA
A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. Principais características da arte bizantina:
- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia
Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais;
- Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores;
- Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do
Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficialização por
Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.
A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas. O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
MOSAICO
O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de Justiniano (526 a 565). Consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico