RELATORIO DESCRITIVO DO FILME
O Filme o desafio da lei, descreve a historia de um advogado brilhante Joseph Michael Kirkland, famoso no meio jurídico norte americano por defender grandes empresas de processos milionários. Com seu destaque como legislador e convidado pela casa branca para substituir um ministro que não pode desempenhar a função por problemas de saúde, trata se da SUPREMA CORTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA. Joseph Kirkland( Andy Garcia) aceitou o Cargo de ministro, então e nomeado pelo presidente. Muda se e traz com sigo sua mulher e mais tarda sua filha.
Ao chegar é recebido pelos outros sete ministros da suprema corte, é já tem um grande e complexo caso, o tema em pauta e o aborto, tento em seu estopim Virginia Mapes(Lisa Gay Hamilton), julgada pelo estado do alabama por ter cometido o aborto, que e considerado crime de homicídio no alabama, com um tema contundente como esse, Virginia Mapes recorre e traz com sigo uma ideia, e a sua defesa, essa ideia é que a mulher tem o direito a escolha de oque fazer com seu corpo, colocando assim ao lado do “aborto”, e levantando a bandeira do PRO ESCOLHA que teve muita(o)s pessoas como parceiras nesse ideal. Inclusive com uma grande cobertura da população assim dividindo opiniões. Com a publicidade da questão ouve aqueles que foram PRO VIDA contra o aborto, principalmente religiões e o próprio tribunal do alabama.
Ao tomar conhecimento do processo Joseph Kirkland tem uma reunião para se colocar a par de detalhes do caso e pré julgarem. Os outros ministros se colocam em sua maioria a favor de condenar por definitivo a paciente e impor uma pena dura. O ministro chefe (Robert Prosky) tenta já colocar um final e pediu unanimidade na decisão a favor da condenação. Há uma divisão dos votos os ministros: Clore Cawley (Ray Walston), Ministro Daniel Morissey (James Whitmore), Ministro Benjamin “Rip” Ripley (John Aylward), deixa vestígios de simpatia com a condenação, os outros ministros colocam