Relatorio Densimetro
A dependência das densidades de substâncias líquidas com a variação da temperatura foi realizada com as soluções de acetato de metila, etila e propila. A solução de acetato de etila foi pesada em um picnômetro a temperatura ambiente, depois a 40°C e 50°C. A partir dos pesos nas determinadas temperaturas e do volume to picnômetro foi possível determinar a densidade nas temperaturas observadas.
Introdução
O aquecimento ou resfriamento de uma substancia determina a diminuição ou o aumento da sua densidade, pois o volume que esta substância ocupa varia. Uma importante característica do parâmetro densidade é a de variar de acordo com a temperatura. Isso é causado pela dilatação térmica da matéria. Por exemplo, quando o líquido é aquecido, as moléculas ou átomos se agitam e acabam por se separar, o que faz com que precisem de mais espaço. E como a densidade é uma relação entre volume e massa (d=m/v), sendo a primeira variável e a segunda fixa, quanto maior a temperatura, maior o volume e, portanto, menor a densidade.
Densidade relativa é a relação entre a massa específica da substância e a massa específica da água em seu estado de referência que é aproximadamente 4ºC. Então quando se diz que um corpo tem densidade de 5, quer dizer que tem uma massa específica 5 vezes superior à da água.
Como a densidade é uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada para determinar a pureza de um material, pois é significativamente alterada pela presença de contaminantes. Ela também tem certa relação com a temperatura. O aquecimento ou resfriamento de uma substancia determina a diminuição ou o aumento da sua densidade, pois o volume que esta substância ocupa varia. Uma importante característica do parâmetro densidade é a de variar de acordo com a temperatura. Isso é causado pela dilatação térmica da matéria. Por exemplo, quando o líquido é aquecido, as moléculas ou átomos se agitam e acabam por se separar, o que faz com que precisem de mais espaço. E como a