RELATORIO DENSIDADE - QUIMICA
CURITIBA
2013
densidade
Relatório técnico apresentado na disciplina Química Geral do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientador: Prof. Francine
Curitiba, 20 de Março de 2013.
1 Introdução
Densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, são maiores que a dos gases.
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
1.1 Sólidos regulares
A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).
Para medir o volume de cilindros usa a formula:
E o volume de esferas a formula:
1.2 SÓLIDOS IRREGULARES
Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento [3]. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume.
Assim, ao anotar a posição do menisco. Antes e depois da