Relatorio de o Farmacêutico na Vigilância Sanitátia
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Paôlla Layanna fernandeS RODRIGUES
Vitória da Conquista- Bahia
2013
Curso de Farmácia
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PAÔLLA LAYANNA FERNANDES RODIGUES
Professora: Milena Soares
Vitória da Conquista- Bahia
2013
Introdução
As atividades ligadas à vigilância sanitária foram estruturadas, nos séculos XVIII e XIX, para evitar a propagação de doenças nos agrupamentos urbanos que estavam surgindo. A execução desta atividade exclusiva do Estado, por meio da polícia sanitária, tinha como finalidade observar o exercício de certas atividades profissionais, coibir o charlatanismo, fiscalizar embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos.
No final do século XIX houve uma reestruturação da vigilância sanitária impulsionada pelas descobertas nos campos da bacteriologia e terapêutico nos períodos que incluem a I e a II Grandes Guerras. Após a II Guerra Mundial, com o crescimento econômico, os movimentos de reorientação administrativa ampliaram as atribuições da vigilância sanitária no mesmo ritmo em que a base produtiva do País foi construída, bem como conferiram destaque ao planejamento centralizado e à participação intensiva da administração pública no esforço desenvolvimentista.
A partir da década de oitenta, a crescente participação popular e de entidades representativas de diversos segmentos da sociedade no processo político moldaram a concepção vigente de vigilância sanitária, integrando, conforme preceito constitucional, o complexo de atividades concebidas para que o Estado cumpra o papel de guardião dos direitos do consumidor e provedor das condições de saúde da população.
2. Objetivos
O objetivo deste relatório é exposição de dados sobre o farmacêutico na Vigilância Sanitária, além da importância do profissional nas ações de fiscalização