13467618

834 palavras 4 páginas
FACULDADE EVANGÉLICA DE TAGUATINGA
Aluna: Eliziane dos Santos de Andrade
Professora: Roberta Cruz
Sala: 102
Semestre: 3 º
Turma: Pedagogia
Ciências e Educação Ambiental

Durante muito tempo a preocupação com a educação ambiental constituía tema curricular nas aulas de Ciências e de Geografia. De tempo para cá, de maneira dramática, essa situação mudou, e os problemas ambientais, que hoje nos ameaçam e nos sufocam, transformaram o tema em questões interdisciplinar, envolvendo todos os alunos e toda comunidade escolar.
O que este capítulo buscar abordar, de maneira resumida, mas tão consciência quanto o espaço permite, é um estado de alerta interdisciplinar sobre o tema e a sugestão de atividades pedagógicas diversas que permitam ao aluno a conquista plena de significação sobre o que é educação ambiental e sobre como sua condição de cidadão necessita envolve-lo em ação expressivas.
Assim sendo, e tarefa do professor incluir em sua programação, sempre explorando a especificação dos conteúdos conceituais que expõe e analisa a consciência de que o cuidado ambiental se constitui em uma forma abrangente de Educação. Essas é uma Educação que propõe atingir todos os cidadãos, através de processos pedagógicos participativos e permanentes, buscando incutir em alunos do Ensino Fundamental uma consciência critica sobre a problemática ambiental.
O relacionamento da humanidade com a natureza tem culminado em forte pressão sobre os recursos naturais, tornando-se rotina mundial a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a caça indiscriminada, a devastação de florestas e outros ambientes naturais, além de muitas outras formas de agressão.
Assim, o envolvimento do ensino de Ciência nesse tema, para ser afetivo, deve promover o desenvolvimento de conhecimento, atitudes e habilidades necessárias á preservação e melhoria da qualidade ambiental. Abaixo, uma serie de proposta e sugestões para serem realizadas em sala de aula:
1) Estratégias: Debate com

Relacionados