Relatorio de visita
Arte e Cultura
2012 – 2
Prof. Carlos A. de Arruda Camargo
Relatório de Visitas a Exposições.
Visita ao Museu Pinacoteca do Estado. Entidade pertencente à secretaria da Cultura do estado de São Paulo. Abriga obras celebres, voltadas com ênfase à produção nacional desde o século XIX, a obras contemporâneas. Localizado na Praça da Luz, 2. A Pinacoteca se consolida como o museu mais antigo do estado. Fundada em 1905 trás presente a historia e cultura do país.
Em Exposição: Carlos Cruz-Diez - A Cor no Espaço e no Tempo.
Tema: Trabalho de cores e luz em movimento.
Composição de formas emparelhadas, mesclando cores e técnicas em diversas superfícies, (Desde peças de madeira e papelão, peças em tiras de alumínio, e impressão digital) através de diversos meios (Projetores, Laminas coloridas translucidas, isolação da luz).
Dividida em três ambientes, a exposição trás no espaço central do museu um octógono fechado, onde projetores fazem a disposição de tiras de cores nas paredes e no piso, ondulando e mesclando, dando movimento ao ambiente. Disposta em quatro vãos dos corredores a exposição continua com a assim denominada “Transcromia”. Laminas coloridas translucidas dispostas como um grande móbile, fazendo combinação de cores dependendo a luz vinda de fora ou da posição do expectador. A seguir, passando pelas obras que contam sua historia e evolução como artista, (desde a época da faculdade há os dias atuais) entramos no ultimo ambiente, onde Cruz-Diez isola cores diferentes em três pequenos espaços nos abrigando a absorver a luz que imunda os olhos.
Visita realizada no dia 00/00/0000. O universo de Cruz-Diez ultrapassa a tela. Fez-me acompanhar o movimento das cores e os efeitos gerados quando eu alternava minha posição. Compreendi a intenção do artista aplicando o movimento da cor, sobre determinada luz ou ponto de vista. A cor deixando sua solides e agregando uma situação, um movimento.
Physichromie 1614 (fisicromia