Relatorio de visita tecnica
[pic]
MANAUS
MAIO - 2012
MECÂNICA DOS FLUIDOS
Trabalho apresentado ao Professor Raimundo Kennedy, da disciplina Mecânica dos Fluidos, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Amazonas.
UFAM
Manaus – 12/2011 INTRODUÇÃO Como conseqüência da abundância de rios de planalto em todo território brasileiro, verifica-se o predomínio da produção elétrica proveniente da fonte hidráulica. As hidrelétricas expandiram-se pelo Brasil e foram fundamentais para consolidar a expansão da indústria no país na década de cinquenta. As hidrelétricas são complexos arquitetônicos, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. Dentre os países que usam essa forma de obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico. Para atender as necessidades de nossa região foram construídas duas hidrelétricas: a de Tucuruí e a de Balbina. Também está em construção a usina hidrelétrica de Belo Monte que será a terceira maior do mundo. Neste relatório falaremos sobre a visita técnica que fizemos a hidrelétrica de Balbina em 12/05/2012.
Hidrelétrica de Balbina
As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia