Relatorio de visita tecnica ifba quimica
2012.2
Grupo: João Paulo Lobo Marins Murilo Santana Santos
Relatório de visita
1. Objetivo
No dia 29/11/2012, visitamos a Reichhold do Brasil LTDA, em Simões Filho, com o objetivo de maior aproximação com o campo de atuação do Engenheiro Químico. Além disso, a visita técnica à Indústria citada permitiu uma interação com um profissional da mesma área, que pode descrever mais detalhadamente o dia a dia na empresa inspecionada, e outras características do labor em uma produção de médio porte. Assim, a possibilidade de um contato mais direto foi de significativa importância para aprofundar-se melhor tanto na profissão quanto no curso de Introdução à Engenharia Química.
2. Introdução
A Reichhold é uma empresa que atua no ramo de resinas poliéster insaturadas, produzidas a partir da condensação de ácidos carboxílicos e glicóis. Uma das principais fornecedoras do mundo, possui fábricas em diferentes pontos do globo (EUA, China, Holanda, Brasil, etc.) e mais de 1400 funcionários.
A unidade de Simões Filho, visitada por nossa sala, conta atualmente com 22 trabalhadores e produz cerca de 700 T (Toneladas) de resina a cada mês. A instalação ocorreu em , a partir da aquisição da Resana S/A, que já era envolvida com a produção de polímeros, e possibilitou o aproveitamento da planta ali existente.
A matéria prima, o anidrido maléico fornecido por basicamente três empresas (Reichow, L. Queiroz & Cia e NPF), e o glicol, diácool, reagem inicialmente com a participação da água (sem catalisador) e posteriormente outras substâncias, como o diluidor estireno, para formar a resina poliéster termofixa que é vendida como produto final.
A larga variedade de monômeros permite a formulação de resinas para a obtenção de diferentes estruturas de poliéster, com uma excelente extensão de propriedades e desempenho. No caso da Reichhold, a utilização do