RELATÓRIO ETA
Alunos: Carlos Víctor Rocha n Eunice Cerqueira n Priscila Santana n
Curso Técnico em Química T: 8841
Professora: Cristiane Maia
Relatório
da
Visita Técnica a EMBASA
VISITA TÉCNICA EMBASA
A turma 8841 realizou no dia 28 de abril uma visita técnica a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A (EMBASA), mais precisamente a estação de tratamento na Bolandeira, Boca do Rio, visando atrelar conhecimentos práticos aos estudos de operações unitárias.
A EMBASA foi fundada em 11 de maio de 1971. Está presente em 356 dos 417 municípios de Salvador. Foi criada para atender às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Saneamento (PLANASA). O objetivo da Embasa não é vender água, mas sim, vender serviço, ou seja, tratar a água para que cheguem as nossas casas e os esgotos que saem dela.
O processamento se inicia com a medição da vazão da água bruta que está chegando à Estação de Tratamento de Água - ETA, servindo para determinar a vazão dos produtos químicos a serem aplicados e a produção de água da unidade de tratamento.
O sistema de abastecimento que a empresa utiliza é constituído da Captação, Adução, Tratamento, Reservação e Distribuição. Durante a Captação a água recebe condições para que seja retirada do manancial em qualidade e quantidade capaz de atender a demanda. A qualidade está relacionada com a Portaria 518 do Ministério da Saúde que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A quantidade certa se relaciona com a capacidade de abrir a torneira e ter água disponível para a população.
Na Captação a água é extraída dos rios: Paraguaçu (7500 l/s), Joanes (4100 l/s), Ipiranga (1100 l/s) e Jacuípe (2000 l/s) e esses rios são os principais mananciais que abastecem a cidade de