Relatório ETA
VISITA TÉCNICA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SANEAGO
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
ANÁPOLIS 2014
INTRODUÇÃO
Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.¹
O tratamento da água destinada ao consumo humano tem a finalidade básica de torná-la segura do ponto de vista de potabilidade, ou seja, tratamento da água tem a finalidade de eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde.²
ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA DA SANEAGO
Primeiramente, a água bruta é recebida na estação (essa que chega geralmente ácida) e, numa primeira etapa, é adicionado cal para que o pH aumente devido a acidez em que a água bruta tem. Na próxima etapa, a água é transferida para tanques de coagulação e floculação. Na coagulação, a água recebe sulfato de alumínio - o que permite a aglomeração das partículas sólidas que podem ser encontradas na água até aí. No tanque de floculação, a água permanece em constante movimento, e as partículas sólidas aglomeradas anteriormente se juntam formando sólidos maiores.
A próxima etapa é a decantação, que é particularmente simples: os sólidos de impureza aglomerados na etapa anterior, separam-se da água ao se depositarem no fundo do tanque, por causa da gravidade.
A filtração é a próxima técnica utilizada. Algumas impurezas continuam na água após a decantação, e serão filtradas nesta etapa. A água passa por um filtro com carvão. Então, as pequenas impurezas que resistiram à decantação ficam retidas no filtro.
O cloro que é adicionado a água em seguida faz parte da desinfecção.